Como desenvolver estratégias de marketing digital?

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Ter uma empresa consiste em lidar com muitos desafios diários: cuidar da gestão de pessoas, promover a marca e acompanhar as vendas. O trabalho é ainda maior quando se tem uma equipe pequena e não se pode aumentar muito os custos. Então, como divulgar o negócio para atrair clientes e sem gastar muito? Com a aplicação de estratégias de marketing digital é possível chegar mais longe e ganhar reconhecimento no mercado.

Quer saber como iniciar esse processo para ampliar o ciclo de clientes? Explicamos mais sobre o assunto a seguir!

Passo a passo para desenvolver estratégias de marketing digital

As plataformas online não funcionam apenas para mostrar a vida pessoal e manter um contato com os amigos. Elas se transformaram em ferramentas de divulgação da marca e atração de clientes. Veja como desenvolver estratégias de marketing digital:

Escolha os canais a serem utilizados

Cada negócio tem uma linguagem própria e um perfil do público consumidor. Enquanto algumas marcas são relacionadas ao mercado B2B (business-to-business), outras estão diretamente ligadas ao cliente final.

Por que falar sobre isso? Esses aspectos influenciam na escolha dos canais utilizados para promover a marca. Portanto, avalie o que consumidor faz para saber das notícias do dia, quais são seus hábitos de consumo e os meios mais utilizados.

Imagem de um smartphone rodeado de logos de redes sociais, no centro o smartphone exibe o logo da Dotin Digital.
Canais para o seu marketing digital.

Se o cliente gosta de utilizar o Instagram para pesquisar lojas e usa o Facebook para acompanhar a vida dos parentes, esses canais podem ser os mais indicados para iniciar a sua estratégia de marketing digital.

Também é importante avaliar se há interesse em criar um website para a empresa. Ele funciona como um cartão de visitas online e com as técnicas corretas pode ajudar a atrair clientes.

Planeje as ações mensais

Depois de escolher os canais mais apropriados para a marca, é hora de pensar em quais ações serão realizadas durante o mês. É fundamental fazer isso para conseguir manter a frequência nas publicações, pois isso ajuda a atrair a atenção do consumidor. Veja um exemplo simples de planejamento:

  • 2 conteúdos mensais no blog e os devidos temas;
  • 3 publicações no Instagram (um com dicas, outro com o dia a dia do negócio e um material promocional);
  • 1 post patrocinado por semana para alcançar mais pessoas.

Você pode ir mais a fundo e já destacar algumas ideias de publicações, frases a serem utilizadas e hashtags importantes para a marca. Também é importante pensar nas imagens que serão utilizadas nos materiais.

Crie conteúdos de valor

O próximo passo é iniciar a produção dos materiais. É aí que muitas empresas não sabem por onde começar. A dica é: faça testes, avalie o que as outras empresas do mesmo segmento estão fazendo e acompanhe os resultados.

Caso ainda esteja muito difícil de dar continuidade às estratégias de marketing digital, procure um parceiro de confiança que tenha experiência e credibilidade no mercado. Muitas agências são especializadas nesses canais e auxiliam os clientes no desenvolvimento de ações que dão resultado.

Promova os materiais

Produza os materiais no blog e faça a publicação deles nas redes sociais. Também é importante fazer promoções por meio do Instagram ou Facebook, pois eles permitem o direcionamento do material para pessoas que realmente têm interesse nos assuntos tratados.

Dê atenção ao estágio de compras

Imagem gráfica com a frase: Funil de compras de cada cliente, com um funil ilustrado, como estratégia de marketing digital.

Na área de marketing se valoriza muito o estágio do funil de compras de cada indivíduo. Algumas pessoas podem curtir a sua página para saberem das novidades e avaliarem o seu trabalho, mas isso não significa que estão prontas para efetuar uma aquisição de produto ou serviço.

Portanto, preste atenção aos sinais dos potenciais clientes e seja ativo nas redes sociais. Alguém perguntou sobre o preço ou pediu mais informações sobre um produto? Dê uma resposta (mesmo que pelo inbox) e seja carismático. As pessoas valorizam o bom atendimento.

Basta seguir essas dicas para iniciar as suas estratégias de marketing digital. Lembre-se de utilizar diferentes canais para falar com o potencial cliente e promover a boa imagem da empresa.
Caso tenha dúvidas ou sinta dificuldade para dar seguimento ao projeto, não hesite em entrar em contato com nossa equipe: somos especialistas em marketing digital!