6 dicas de como divulgar sua empresa sem investir muito.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

O primeiro semestre de 2018 registrou a abertura de mais de 1 milhão de empresas no Brasil, segundo um estudo do Serasa Experian. A grande maioria é formada por MEIs (microempreendedores individuais), que têm mais flexibilidade para abrir e dar continuidade aos negócios. Diante dessa concorrência, pequenos empreendedores precisam encontrar maneiras para divulgar a empresa.

Contudo, muitas pessoas acreditam que fazer ações de marketing gera muitos gastos para o negócio, o que torna inviável o investimento. Hoje, vamos mostrar para você que é possível divulgar a marca sem utilizar muitos recursos. Que tal conferir?

Estratégias simples para divulgar a empresa

Os brasileiros são apaixonados pelo mundo digital, principalmente pelas redes sociais. Por isso, o Brasil é considerado o país da América Latina com mais pessoas conectadas nessas plataformas.

Um estudo da eMarketer identificou que 93,2 milhões de usuários estão ativos mensalmente nas redes sociais. E o que esses dados têm a ver com o assunto? Tudo!

Se os potenciais consumidores estão conectados às principais plataformas online, esse é o melhor caminho para divulgar a empresa. E o melhor: sem gastar muito!

6 dicas de como divulgar sua empresa sem investir muito. 1

Conheça as principais estratégias que podem ser utilizadas:

1. Crie uma forte presença nas redes sociais

Você não tem habilidade com as redes sociais e por isso não utiliza esses canais? Infelizmente, está fugindo de uma forte tendência (e o seu concorrente está atraindo os clientes para ele!).

Não tem mais como deixar de utilizar essas plataformas. Então, o jeito é se acostumar com a ideia e divulgar a empresa da melhor maneira nesses canais. E aí não basta apenas criar uma página no Facebook ou Instagram e publicar de vez em quando.

Você precisa ser ativo, criar conteúdos diversificados e se relacionar com os consumidores. Afinal, se é para fazer de qualquer jeito já tem muitas marcas ocupando espaço nas redes. Por isso, fique atento a alguns fatores:

  1. Identifique quais redes sociais fazem sentido para sua marca;
  2. Planeje conteúdos diferenciados;
  3. Publique regularmente;
  4. Utilize uma linguagem própria para o seu público;
  5. Compartilhe conhecimento.

Promover o negócio nas redes sociais é uma excelente maneira de atrair e reter clientes. Comece hoje mesmo a praticar e perceba como esses canais podem gerar resultados. Caso tenha dúvidas sobre como agir, procure um parceiro que seja especialista no assunto para ajudá-lo.

2.Faça um site para o negócio

O website funciona como um cartão de visitas online. É por meio dele que os clientes conseguem conhecer as atividades da empresa e iniciar um contato com a marca.

Criar um site não é tão caro quanto muitas pessoas pensam, pois há diferentes plataformas e serviços disponíveis no mercado. Basta escolher o modelo que mais se encaixa no perfil do seu negócio.

Você só não pode se esquecer de procurar um parceiro que entenda muito sobre SEO (Search Engine Optimization) e usabilidade do site. Afinal, esses fatores contam muito para o Google colocar a sua página entre os primeiros da lista durante as pesquisas dos usuários.

3. Produza conteúdos autênticos

Depois de criar o site, também é importante produzir conteúdos de qualidade e que demonstrem o valor da sua marca. Eles devem apresentar informações relevantespara o leitor e mostrar o conhecimento que você tem sobre determinado assunto.

Os conteúdos também ajudam para que sua empresa apareça entre os primeiros colocados nas páginas de pesquisa do Google e de forma orgânica (gratuita).

Pessoa segurando um celular exibindo um feed do instagram

4. Tenha um bom relacionamento com os clientes

Um fator muito importante para uma marca é o relacionamento com o cliente. Em muitos casos, é a forma de comunicação que trará mais pessoas para o seu negócio (ou espantá-las). Por isso, responda às perguntas feitas nas redes sociais, retorne um contato quando prometer isso para o cliente e entregue mais do que ele espera.

A concorrência está cada vez maior no mercado e o atendimento ao consumidor pode ser um diferencial quando duas empresas oferecem o mesmo tipo de produto. Além disso, o bom relacionamento torna-se uma estratégia para divulgar a empresa pelo “marketing boca a boca”.

Por exemplo: você já ouviu alguém falar mal da Disney? Geralmente, a resposta é não. Por quê? Ela tem uma cultura de “encantar os clientes”. Aproveite para aprender com ela e use isso no seu dia a dia.

5. Faça networking

Procure se manter atualizado sobre o mercado em que atua. Participe de eventos e feiras da área para fazer contatos e divulgar a marca da empresa. Muitas vezes, você poderá conhecer um fornecedor ou criar uma parceria para promover o crescimento do negócio.

Gif de um homem e mulher apertando as mãos, simbolizando o networking.

6. Invista em parcerias

Você já percebeu que algumas empresas criam sorteios nas redes sociais em troca de curtidas e comentários? Geralmente, elas buscam parceiros para divulgar a marca e atrair clientes para suas redes sociais. Veja o exemplo:

Imagem de uma promoção de páscoa realizada no instagram, com uma cesta ao centro - Realizado pela empresa 4R Truck Center

Essa é uma maneira de criar um relacionamento e conquistar clientes para o estabelecimento. Uma academia, por exemplo, pode fazer parceria com uma empresa de alimentação saudável e criar uma promoção especial.

Percebeu que é possível divulgar a empresa sem gastar muito? Você só precisa saber utilizar as estratégias certas para atrair clientes e vender mais. Tem alguma dúvida sobre este assunto? Deixe seu comentário para que possamos ajudá-lo!