Conheça as melhores práticas de relacionamento com os clientes nas redes sociais

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Você tem um bom relacionamento com os clientes nas redes sociais? A prática já não é um diferencial para as empresas, mas uma obrigação de quem deseja ter sucesso e manter a credibilidade no mercado.

As mídias sociais já têm 3.484 bilhões de usuários em todo o mundo, segundo dados de uma pesquisa feita pela Hootsuite. Em um ano, houve um crescimento de 9% no índice de usuários dessas redes, o que demonstra que mais pessoas estão interessadas em se relacionar com amigos, conhecidos e marcas.

No Brasil, mais de 140 milhões de pessoas estão conectadas nas redes sociais, o que representa mais de 60% da população do país. Diante desses números, já deu para perceber que uma empresa que preza pelo bom relacionamento com os clientes precisa ter uma presença forte nas redes sociais. Certo?

Para ajudá-lo nesse processo, separamos algumas dicas para manter uma comunicação eficiente e próxima do consumidor.. Vamos lá?

4 estratégias de relacionamento com os clientes nas redes sociais

Todos os canais em que a empresa se posiciona são importantes na hora de manter a credibilidade e construir um relacionamento com os consumidores. Por isso, não adianta você criar diferentes páginas para o seu negócio se não der conta de gerenciar todas. Muitas vezes, é melhor ter apenas uma rede social bem administrada do que 4 canais sem uma comunicação efetiva. Dito isso, vamos às dicas:

1. Saiba ouvir o consumidor

Conheça as melhores práticas de relacionamento com os clientes nas redes sociais 1
Se relacione com os clientes nas redes sociais.

Já passou o tempo que uma empresa pagava por um anúncio na televisão, lançava o seu produto e falava o que desejava, sem que o cliente pudesse emitir a sua opinião. As redes sociais deram mais voz para as pessoas e agora elas querem usar isso para se comunicar com as marcas.

Portanto, a primeira dica que podemos transmitir é: deixe o cliente falar com você. Estimule a participação por meio de perguntas e posts que mostram a experiência de outros consumidores. Abra espaço para um relacionamento com os clientes nas redes sociais e monitore essa participação.

2. Interaja com o cliente nas redes sociais

Você fez uma enquete e recebeu algumas respostas. E aí, vai “deixar por isso mesmo” e não falar mais nada? Claro que não! Se você abre espaço para comentários também precisa estar disposto a manter um relacionamento com os clientes nas redes sociais.

Portanto, responda às perguntas e comentários feitos pelas pessoas, mesmo que seja apenas um sinal de positivo (?) ou algumas palmas (?). Isso ajuda a melhorar o posicionamento da sua marca nas mídias e também contribui para estreitar os laços entre o seu negócio e os clientes. Veja um exemplo:

Relacionamento com os clientes em comentários em redes sociais.
Interação com clientes em comentários do Facebook.

E lembre-se: se alguém criticar a sua empresa você também precisa dar uma resposta educada. Agradeça a sua participação e, se for necessário e possível, mostre que vai resolver o problema dessa pessoa. Muitas vezes, o comentário negativo vai ajudá-lo a melhorar o seu produto ou serviço.

3. Mantenha uma conversa humanizada

Você não é um robô, então não haja como um! Crie uma identidade para a sua marca, estabeleça um tom de voz para as conversas e seja amigável. Dependendo do seu modelo de negócio, é possível utilizar emojis e um pouco de humor no diálogo.

A ideia aqui é tirar aquela “frieza” da comunicação e levar a conversa para um lado mais humano. Evite respostas prontas e tabeladas, pois o cliente quer se sentir único e receber um retorno direcionado para a sua pergunta ou comentário.

4. Valorize o cliente

Talvez você não tenha percebido, mas o Instagram tem um canal de “close friends”. Ali é possível selecionar uma lista de consumidores fiéis, por exemplo, para mandar conteúdos diferenciados e promoções exclusivas. Essa também é uma excelente forma de aproximar o consumidor e melhorar a comunicação nas redes sociais.

Também é possível investir na criação de grupos especiais no Facebook e WhatsApp para transmitir conteúdos personalizados, enviar vídeos e fortalecer a comunicação com os consumidores.Bem, essas são as principais dicas que temos para compartilhar com você com o intuito de ajudá-lo a melhorar o relacionamento com os clientes nas redes sociais. Que tal colocar essas ideias em prática? Aproveite também para divulgar este conteúdo com seus colegas e ajude a difundir esse conhecimento! ?