5 dicas para usar o Instagram Stories e ampliar o alcance da marca

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5 dicas para usar o Instagram Stories e ampliar o alcance da marca

Você já percebeu que muitas marcas utilizam o Instagram Stories para dialogar com o público-alvo? Nós fizemos uma pesquisa rápida no nosso perfil e descobrimos que a maior parte dos nossos seguidores prefere essa funcionalidade da plataforma.

A adição do Stories na ferramenta foi feita em 2016 e isso quase gerou a extinção do Snapchat. Afinal, a grande maioria preferiu ficar em um canal que faz tudo. Ainda não acredita que ele tem tanto potencial? Acompanhe esses números: a última estatística do Instagram identificou que em janeiro de 2019 já existiam 500 milhões de usuários ativos diariamente em todo o mundo. 

Logo, este é o momento ideal para aproveitar o potencial da plataforma para ampliar o alcance da sua marca. Vamos aprender a utilizar melhor essa funcionalidade?

1. Compartilhe dicas no Instagram Stories

Independentemente do segmento em que sua empresa atua, você sempre terá algum conhecimento para compartilhar nas redes sociais. E o Instagram Stories é um canal muito útil para fazer isso.

Como utilizá-lo? Uma confeitaria, por exemplo, consegue mostrar aos seguidores algumas receitas práticas para o dia a dia de manipulação de alimentos. Também é indicado mostrar a confecção de determinados produtos para demonstrar os bastidores da empresa e assim, humanizar a marca.  

Imagem de um instagram stories de um bolo de chocolate sendo derramado uma calda por cima.

Um arquiteto, por sua vez, terá uma abordagem mais pessoal no Instagram Stories. Ele consegue conquistar seguidores ao falar sobre dicas de acabamentos, apresentar o antes e depois de um ambiente, explicar o passo a passo de uma obra, entre outras opções. 

Stories de uma arquiteta exibindo uma obra, onde tem um caminhão betoneira junto ao muro do local.

Com esses dois exemplos já é possível ter uma ideia de como inserir essa funcionalidade na sua rotina, não é mesmo?

2. Utilize com certa frequência

O ideal é usar o Stories semanalmente para compartilhar conteúdos diferenciados. A dica é criar publicações de 2 a 3 vezes por semana ou quando tiver algum assunto novo para abordar.

Instagram Stories de uma citação de um livro, mostrando a página e o destaque com um sticker, Se Liga.

Atenção: isso não significa que você deve abandonar os posts de fotos da plataforma, certo? Eles são muito importantes, uma vez que ficam armazenados no seu histórico e podem ser visualizados muito tempo depois.

3. Faça enquetes

As perguntas são muito úteis para você compreender as dúvidas dos seus seguidores e conquistar o engajamento com a marca. Uma sugestão é pedir para eles o que gostariam de saber sobre o negócio e depois criar Stories para compartilhar a informação.

Essa é uma excelente maneira de conhecer melhor o seu público e criar conteúdos mais direcionados para seus desejos e problemas. Ainda é possível compartilhar imagens de dois ou três produtos da empresa e pedir uma votação sobre quais os clientes preferem.

4. Promova sorteios relâmpago

O Instagram Stories é uma excelente ferramenta para criar engajamento com os seguidores e alegrá-los um pouco mais de vez em quando. Então, invista em sorteios com produtos ou serviços da sua marca.

Para tanto, lembre-se de estabelecer algumas regras e também uma data e horário para o sorteio. Depois, faça uma foto com o ganhador e compartilhe-a na plataforma.

5. Direcione os seguidores para uma ação

Você tem uma loja virtual e precisa ampliar as vendas de um item específico? O stories pode ser utilizado para promover o produto e direcionar os clientes para o website do negócio. Assim, você consegue estimular uma compra por impulso.

Instagram Stories de uma biomédica informando que estará em Concórdia/SC nos dias 3 e 4 de agosto. A biomédica está ao lado da imagem em efeito preto e branco.

Também é possível utilizar a funcionalidade para serviços de assinatura ou de atendimento ao consumidor. Basta criar uma landing page e direcionar o acesso dos seguidores para ela.
Percebeu como você consegue utilizar o Instagram Stories de diferentes maneiras para atrair e engajar o público? Aplique essas ideias e deixe seu comentário sobre os resultados da sua estratégia!