5 dicas para usar o Instagram Stories e ampliar o alcance da marca
Você já percebeu que muitas marcas utilizam o Instagram Stories para dialogar com o público-alvo? Nós fizemos uma pesquisa rápida no nosso perfil e descobrimos que a maior parte dos nossos seguidores prefere essa funcionalidade da plataforma.
A adição do Stories na ferramenta foi feita em 2016 e isso quase gerou a extinção do Snapchat. Afinal, a grande maioria preferiu ficar em um canal que faz tudo. Ainda não acredita que ele tem tanto potencial? Acompanhe esses números: a última estatística do Instagram identificou que em janeiro de 2019 já existiam 500 milhões de usuários ativos diariamente em todo o mundo.
Logo, este é o momento ideal para aproveitar o potencial da plataforma para ampliar o alcance da sua marca. Vamos aprender a utilizar melhor essa funcionalidade?
1. Compartilhe dicas no Instagram Stories
Independentemente do segmento em que sua empresa atua, você sempre terá algum conhecimento para compartilhar nas redes sociais. E o Instagram Stories é um canal muito útil para fazer isso.
Como utilizá-lo? Uma confeitaria, por exemplo, consegue mostrar aos seguidores algumas receitas práticas para o dia a dia de manipulação de alimentos. Também é indicado mostrar a confecção de determinados produtos para demonstrar os bastidores da empresa e assim, humanizar a marca.
Um arquiteto, por sua vez, terá uma abordagem mais pessoal no Instagram Stories. Ele consegue conquistar seguidores ao falar sobre dicas de acabamentos, apresentar o antes e depois de um ambiente, explicar o passo a passo de uma obra, entre outras opções.
Com esses dois exemplos já é possível ter uma ideia de como inserir essa funcionalidade na sua rotina, não é mesmo?
2. Utilize com certa frequência
O ideal é usar o Stories semanalmente para compartilhar conteúdos diferenciados. A dica é criar publicações de 2 a 3 vezes por semana ou quando tiver algum assunto novo para abordar.
Atenção: isso não significa que você deve abandonar os posts de fotos da plataforma, certo? Eles são muito importantes, uma vez que ficam armazenados no seu histórico e podem ser visualizados muito tempo depois.
3. Faça enquetes
As perguntas são muito úteis para você compreender as dúvidas dos seus seguidores e conquistar o engajamento com a marca. Uma sugestão é pedir para eles o que gostariam de saber sobre o negócio e depois criar Stories para compartilhar a informação.
Essa é uma excelente maneira de conhecer melhor o seu público e criar conteúdos mais direcionados para seus desejos e problemas. Ainda é possível compartilhar imagens de dois ou três produtos da empresa e pedir uma votação sobre quais os clientes preferem.
4. Promova sorteios relâmpago
O Instagram Stories é uma excelente ferramenta para criar engajamento com os seguidores e alegrá-los um pouco mais de vez em quando. Então, invista em sorteios com produtos ou serviços da sua marca.
Para tanto, lembre-se de estabelecer algumas regras e também uma data e horário para o sorteio. Depois, faça uma foto com o ganhador e compartilhe-a na plataforma.
5. Direcione os seguidores para uma ação
Você tem uma loja virtual e precisa ampliar as vendas de um item específico? O stories pode ser utilizado para promover o produto e direcionar os clientes para o website do negócio. Assim, você consegue estimular uma compra por impulso.
Também é possível utilizar a funcionalidade para serviços de assinatura ou de atendimento ao consumidor. Basta criar uma landing page e direcionar o acesso dos seguidores para ela.
Percebeu como você consegue utilizar o Instagram Stories de diferentes maneiras para atrair e engajar o público? Aplique essas ideias e deixe seu comentário sobre os resultados da sua estratégia!