Com o passar dos anos, as pessoas mudaram os hábitos de consumo de informações. Atualmente, há 116 milhões de brasileiros com acesso à internet. Desses, 94,2% utilizam aplicativos de mensagens e redes sociais para compartilhar dados, opiniões e fotos. Investir em marketing digital é uma maneira de atrair esse público para o seu estabelecimento.
Os consumidores não querem mais fazer ligações para saber se existe um determinado produto na loja, por exemplo. Eles utilizam as ferramentas online para buscar essa resposta (e de maneira rápida). Quer saber como acompanhar essa tendência? É só continuar a leitura!
Por que investir em marketing digital?
O Brasil é o país da América Latina com mais usuários ativos nas redes sociais. O brasileiro passa, em média, mais de 3 horas por dia na internet para acessar essas plataformas. Logo, se a sua empresa, seja ela pequena ou grande, não investir em marketing digital poderá ser esquecida rapidamente pelos clientes.
Vale lembrar que marketing digital não é simplesmente postar fotos e informações nas redes sociais sem qualquer critério. Ele consiste em um conjunto de estratégias e ações para atrair potenciais consumidores para a marca. O trabalho necessita de planejamento, definição dos objetivos principais da organização e acompanhamento das métricas de resultados. Só assim a empresa é capaz de alcançar esses consumidores oferecendo conteúdos e ofertas de qualidade.
Quais são os benefícios do marketing digital?
Essa estratégia de comunicação e divulgação do nome da empresa para potenciais consumidores oferece vantagens para o empresário em curto, médio e longo prazo. Conheça as principais:
Criação de uma forte presença online
O velho ditado popular “quem não é visto, não é lembrado” torna-se uma verdade no mundo empresarial. Ou você já comprou algum item de uma loja em que nunca viu ou ouviu falar? Muito improvável, certo? E quanto mais especializado é um serviço, maior é a necessidade de divulgá-lo.
A estratégia de marketing digital atua nesse aspecto: fazer a empresa ser conhecida pelas pessoas, seja por meio de uma busca no Google, uma pesquisa no Instagram ou uma consulta entre amigos.
Já não é suficiente divulgar o negócio em um jornal impresso ou no rádio. É claro, você até pode fazer isso, mas também precisa estar no mundo digital. Caso contrário, as novas gerações não saberão de sua existência.
Direcionamento de ofertas para público específico
Anunciar uma promoção em jornal significa esperar que as pessoas comprem ele e visualizem aquela página específica. O marketing digital atua de uma maneira diferente: estimula que as pessoas cheguem voluntariamente à página do negócio.
Como isso acontece? Por meio de publicações de artigos em blogs que serão encontrados nas pesquisas do Google, com o direcionamento de campanhas nas redes sociais para um público específico, com anúncios no Google Ads, entre outras ações.
Por isso que investir em marketing digital não é simplesmente publicar promoções nas redes sociais. Ele envolve uma análise ampla sobre o mercado de determinado negócio e o perfil daquele consumidor para que a organização tenha um crescimento nas vendas.
Acompanhamento de resultados
Outra vantagem do marketing digital é a possibilidade de acompanhar os resultados de perto. Ao realizar um anúncio em um jornal, por exemplo, a empresa não consegue saber quantas pessoas visualizaram o conteúdo, certo?
No mundo digital isso existe. A empresa identifica quantas pessoas acessam o website diariamente, quais são os horários de pico e quais são os assuntos que mais interessam os potenciais clientes. Situação semelhante ocorre nas redes sociais, pois elas geram dados sobre número de visualizações, curtidas, localização geográfica das pessoas, idade e muito mais.
Ainda é possível monitorar quais são os consumidores que chegam até a loja por meio uma ação específica em uma rede social, e assim, discernir os canais que geram mais retorno.
Percebeu que investir em marketing digital pode ajudar o seu negócio a crescer e ser conhecido pelo seu público-alvo? Desenvolver a estratégia correta exige análise e planejamento. Caso você não saiba como fazer, o ideal é buscar um parceiro com expertise no assunto.
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