6 dicas incríveis para produzir fotos para Instagram

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Como é a qualidade das suas fotos para Instagram? A imagem é um fator muito importante nesta rede social que atrai novos seguidores a cada dia. Ter um feed com visual bonito e interessante aumenta muito as chances de atrair curtidas e engajamento com a sua marca.

Talvez você esteja pensando “não tenho como pagar um fotógrafo para produzir belas imagens”. Calma! Neste post, trouxemos algumas dicas para você caprichar nas fotos para Instagram sem precisar investir muito. Basta utilizar a criatividade, a luz natural e o bom senso. E aí, quer aprender as melhores práticas? Vamos lá!

6 dicas para ter boas fotos para Instagram

Preparamos algumas dicas para ajudá-lo a criar fotos lindas e criativas para o seu Instagram. Veja: 

1. Escolha da câmera

Você não precisa comprar uma câmera fotográfica para criar fotos incríveis para o seu Instagram. Porém, é interessante utilizar, pelo menos, uma configuração de qualidade na câmera do seu smartphone.

Outra questão importante: não use a câmera do app Instagram, pois ela corta as fotos para que fiquem adequadas à página. Além disso, a captura do aplicativo não usa a versão HDR e esse formato já faz várias correções automaticamente.

2. Limpe as lentes

Parece simples, mas muitas pessoas se esquecem de limpar as lentes da câmera do celular antes de fazer uma foto ou gravar um vídeo. E isso também afeta a qualidade da imagem. Então, tenha sempre um paninho seco por perto para limpar as lentes, arrasar nas fotos para Instagram e atrair um público interessado no seu perfil!

Pessoa limpando a lente do celular com um pano

3. Regra dos dois terços

Você já ouviu falar na regra dos dois terços? Ela é praticada pelos melhores fotógrafos e agora vamos dar uma dica de como utilizá-la também. Para deixar a sua vida mais fácil, ative as linhas de grade da câmera do seu celular e coloque a opção 3X3. Isso vai deixar a sua tela de captura com alguns quadros, o que vai ajudá-lo a fazer o enquadramento correto.

Aí é só focar os elementos que você quer mostrar na foto e deixá-los nas interseções das grades. Veja:

Tirando foto usando a regra do 3x3

Dica extra: alguns smartphones mais novos já têm essa configuração de forma inteligente para ajudá-lo ainda mais a produzir imagens memoráveis.

4. Se liga no plano de fundo

Você é daquelas pessoas que faz fotos em qualquer lugar e com qualquer plano de fundo? Então está na hora de dar mais atenção ao que aparece atrás de você ou dos objetos principais!

Se você deseja ter uma foto mais profissional precisa dar atenção a tudo que aparece na imagem: cores, plano de fundo, iluminação, enquadramento. Verifique se existe algum letreiro no fundo da foto que possa tirar a atenção do foco principal, se há pessoas ou imagens que podem comprometer a intenção da foto, entre outras situações.

Muitas vezes, você pode investir em opções como desfocar o fundo da imagem para direcionar a atenção para o objeto principal ou optar por um cenário mais neutro. Tudo vai depender de qual é o seu intuito com a produção da imagem.

foto com desfoque de fundo para tirar fotos para instagram

5. Varie os ângulos e horários

Você também pode diversificar o que publica nas suas redes sociais ao fazer fotos do mesmo ambiente em diferentes ângulos e horários. Use a criatividade e perceba que quanto mais praticar, mais fácil vai ser de fazer.

Outra ideia interessante é incluir filtros, textos e gifs na hora de publicar os seus conteúdos no Instagram (principalmente quando eles vão para o Stories). Isso deixa os seus conteúdos mais dinâmicos e ajuda a criar uma interação com o público.

6. Tecnologia como uma aliada

Você já percebeu quantos aplicativos existem para tratar imagens, inserir textos ou produzir fotos criativas? Hoje você pode fazer muita coisa pelo smartphone. Veja alguns exemplos de apps que vão te ajudar muito:

  1. Lightroom;
  2. StoryArt;
  3. Meitu;
  4. Over.

Quer ter ideias de como funcionam esses apps e tudo que eles permitem fazer? Acesse o perfil da @monabonassi, Head de Marketing Digital, e veja as dicas que ela compartilhou nos Stories.

Pronto! Agora você já tem dicas incríveis para criar fotos para Instagram. Lembre-se de cuidar com o enquadramento, a iluminação e abuse da sua criatividade!

Gostou deste post? Aproveite para compartilhar esse conhecimento com mais pessoas nas suas redes sociais!