Tendências de marketing digital para 2019

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Se você planeja investir na divulgação da sua empresa, precisa conhecer as principais tendências de marketing digital em 2019. As plataformas online mudaram muito para se adaptar ao perfil dos consumidores. Isso significa que as organizações devem acompanhar essas alterações para aplicar as estratégias que geram mais resultados.

Quer saber mais sobre o assunto? É só continuar a leitura!

Tendências de marketing digital

A expectativa é de crescimento da economia brasileira em até 2,4% neste ano. Isso indica que haverá um aumento no consumo das famílias, promovendo uma movimentação em diferentes setores do mercado.

Logo, é importante aproveitar esse cenário positivo para investir em marketing digital e alavancar as vendas da empresa. Confira as melhores estratégias para 2019:

Produção de conteúdos mais humanizados

As pessoas buscam informações na internet que resolvam seus problemas e dúvidas sobre determinado assunto. Portanto, os blogs e redes sociais da empresa devem investir em artigos e posts que levam mensagens relevantes e atraentes para os clientes.

Sendo assim, a empresa pode contar histórias reais, usar a psicologia para atrair o consumidor e emocionar as pessoas de alguma maneira. O seu negócio deixou uma pessoa muito feliz? Então, aproveite para divulgar essa informação!

Você pode compartilhar publicações de clientes que estão falando bem da empresa, buscar o apoio de influenciadores digitais da sua região e contar histórias de realizações.

Marketing por indicação

Esse é quase o tradicional “marketing boca a boca”, a diferença é que ele pode ser incluído na estratégia digital. Indicar faz parte da natureza humana. Por exemplo: quantas vezes você já recomendou um restaurante ou pub para um amigo?

O contrário também pode acontecer. Um cliente entra em um estabelecimento, é mal atendido e depois divulga  essa informação com outras pessoas. Provavelmente, isso também já ocorreu com você, não é mesmo?

Portanto, é fundamental oferecer um atendimento de qualidade ao consumidor, atender suas expectativas e, se possível, superá-las. Assim, a sua empresa será recomendada para outras pessoas naturalmente.

Também é indicado buscar o apoio dos influenciadores digitais para incentivar o público a consumir os seus produtos ou serviços.

Crescimento das pesquisas por voz

Diariamente, 3,5 bilhões de pessoas realizam pesquisas no Google, sendo que quase um terço das buscas é feito por voz. A tendência é esse número crescer ainda mais até 2020.

Você talvez esteja se perguntando: “e qual a relação disso com marketing digital”? Tudo! Os assistentes virtuais como Alexa, Siri e Google Now prometem mudar a maneira como as pessoas fazem pesquisas na internet. Consequentemente, a empresa precisa se preparar para essa tendência.

Em vez de apenas pensar em palavras-chave otimizadas para SEO (Search Engine Optimization), você deve perceber como os consumidores fazem pesquisas na internet quando utilizam voz. Acompanhe a diferença entre os dois formatos para buscar inspiração:

Pesquisa por texto:

Pizza em Canoas.

Delivery de pizza em Canoas.

Pesquisa por voz:

Onde fica a pizzaria mais próxima?

Encontre o delivery de pizza que está aberto.

Sendo assim, é importante incorporar na sua estratégia digital algumas frases e expressões que remetem ao seu negócio.

Crescimento da produção audiovisual

O ser humano foi, durante muito tempo, apaixonado por televisão. Com o surgimento do YouTube, a atenção para conteúdos audiovisuais mudou de lugar. A plataforma é acessada por 95% da população brasileira, pelo menos uma vez ao mês.

Conheça alguns dados que podem mudar a forma como você percebe a influência dessa ferramenta:

  • 96% dos jovens (entre 18 e 35 anos) utilizam a plataforma;
  • 87% das pessoas acreditam que o YouTube possibilita o acesso a qualquer tipo de conteúdo;
  • 55% dos entrevistados percebem a plataforma como um local para exercer a criatividade e buscar inspiração.

Portanto, uma das fortes tendências de marketing digital em 2019 é o uso do YouTube para atrair e engajar pessoas em relação à marca. A ideia, então, é usar a criatividade para explorar a ferramenta e servir como fonte de inspiração para os outros.

E aí, o que achou dessas tendências de marketing digital para o ano? Comece a investir em algumas estratégias e veja a sua marca crescer no mercado.

Aproveite também a visita ao nosso blog e entenda como o investimento nas mídias digitais pode aumentar as suas vendas!