Você percebe que os concorrentes sempre têm movimento de pessoas e as vendas do seu negócio estão fracas? Então, está na hora de aumentar a visibilidade da empresa!
A boa notícia é que você não precisa gastar muito dinheiro com isso, pois os canais digitais têm excelentes recursos com preços acessíveis. Só é necessário saber utilizar as ferramentas da melhor maneira para chamar a atenção dos potenciais consumidores para ampliar as oportunidades de vendas. Que tal conferir as nossas dicas?
Importância de usar os meios digitais para aumentar a visibilidade da empresa
A internet possibilita que as empresas transmitam mensagens e criem uma comunicação bilateral com o seu público. Por isso, companhias de diversos segmentos no Brasil já utilizam blogs corporativos para gerar conhecimento, compartilhar ideias e atrair potenciais clientes.
O estudo da Content Trends de 2018 identificou que 78% das organizações entrevistadas utilizam o Marketing de Conteúdo como estratégia de atração e retenção de clientes.
Os três principais motivos apontados por aquelas que não usam essas ferramentas estão:
- falta de equipe disponível;
- desconhecimento da estratégia;
- falta de orçamento.
Você se encaixa entre esses 27% que não usam os canais digitais para manter uma relação com os consumidores? Já deu para perceber que o seu negócio está muito atrás da maioria, certo?
Para compreender um pouco mais a importância de utilizar as mídias online na divulgação da empresa, basta observar os números: 62% dos brasileiros são ativos nas redes sociais. É um percentual elevado, não é mesmo? Então, por que você ainda não está presente nas mídias online? Se o problema é falta de conhecimento ou dinheiro, fique ligado nas dicas a seguir!
Principais práticas para adotar no seu negócio
Se você chegou até aqui, é porque está interessado em aumentar a visibilidade da empresa. Confira as principais estratégias que você pode utilizar:
Crie um blog corporativo
Tenha um canal específico para você compartilhar dicas e conteúdos relevantes sobre o segmento do seu negócio. Uma loja de roupas, por exemplo, pode tratar sobre as principais tendências de moda, looks para o dia a dia, peças “coringas” para ter no guarda-roupa, entre outros temas.
É muito simples criar e manter um blog na plataforma WordPress, por exemplo, pois ela é muito intuitiva e fácil de usar. Ela ainda tem plugins que podem ser instalados para facilitar o monitoramento sobre as estratégias de SEO (Search Engine Optimization) aplicadas, uma vez que são de extrema importância para conseguir um bom lugar nos buscadores de pesquisa.
Caso tudo isso pareça muito difícil para você, é possível buscar o apoio de uma agência digital. Há empresas que são especializadas nesses canais e focadas no atendimento de pequenas e médias empresas.
Seja ativo nas redes sociais
Não adianta criar uma página no Facebook ou Instagram e publicar conteúdos uma vez por mês. Esses canais já têm muitas marcas e isso exige que você mantenha uma frequência diária de publicações.
Em muitos casos, também é interessante investir em posts pagos para direcionar conteúdos para o seu público-alvo e atrair mais seguidores para a rede. Para complementar, use o Stories do Instagram para compartilhar o dia a dia do seu negócio e divulgar suas novidades.
E não se esqueça de utilizar as hashtags (#) nos seus canais, principalmente quando se trata do Instagram. Elas ajudam a organizar as informações e facilitam a busca dos internautas por conteúdos relacionados ao seu negócio.
Tenha uma identidade visual
Quanto você se preocupa com a sua marca? A identidade visual da empresa é a maneira de mostrar uma imagem profissional e criar uma boa reputação perante os clientes. Ela diz muito sobre o perfil do negócio e o público que se pretende atingir.
Portanto, invista em uma identidade visual e utilize-a em todas as suas publicações de conteúdos no blog e nas redes sociais da organização.
Mantenha parcerias
Outra maneira de aumentar a visibilidade da empresa é criar parcerias com negócios relacionados ao seu segmento. Uma clínica odontológica, por exemplo, consegue buscar o apoio de uma marca de produtos específicos para a saúde bucal. Assim, pode apresentar produtos de qualidade aos clientes com descontos significativos.
A vantagem dessa prática é que todos saem ganhando: você, que mostra um diferencial ao cliente, e o seu parceiro, que aumenta o fluxo no estabelecimento. E o melhor: não é necessário investir recursos nesse modelo de parceria.
O método pode ser adotado por diferentes profissionais e segmentos: nutricionistas, salões de beleza, lojas de roupas, entre outros. Basta utilizar a criatividade e o bom senso. Veja o exemplo prático:
gócio: nutricionistas, salões de beleza, lojas de roupas, entre outros. Basta utilizar a criatividade e o bom senso. Veja o exemplo prático:
Percebeu como é simples aumentar a visibilidade da empresa sem gastar muito? Aproveite essas dicas para ampliar as vendas do seu negócio! E não se esqueça de seguir o nosso Instagram para saber tudo sobre marketing digital!