Como vender mais com as redes sociais?

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O perfil do consumidor mudou ao longo dos anos e hoje, na era digital, é necessário estar presente em diferentes canais para se comunicar com o cliente. A empresa deve conciliar suas ações no espaço físico e no ambiente online para proporcionar a melhor experiência ao consumidor e vender mais.

Como as redes sociais podem ajudar você a alavancar as vendas? É sobre isso que falamos a seguir!

Qual rede social utilizar?

Tudo depende do perfil do potencial cliente para a sua marca: quais são os canais utilizados por ele? Como é essa comunicação no ambiente digital?

Para muitas lojas de vestuário e serviços estéticos, por exemplo, o Instagram é o principal canal de contato com o consumidor. Organizações voltadas ao mercado B2B, por sua vez, podem investir mais em plataformas de negócios como o Linkedin.

Logo, é necessário conhecer como o seu público se comporta antes de iniciar a sua estratégia nas redes sociais. Só assim você saberá qual linguagem utilizar e qual é o canal mais indicado para o seu negócio.

Como vender mais com as mídias online?

Separamos algumas dicas do que praticamos aqui na agência. Elas vão ajudá-lo a ampliar as vendas nos canais digitais. 

1. Crie uma página para a sua empresa

As principais mídias sociais disponíveis – Twitter, Facebook, Instagram e Linkedin – permitem a criação de páginas direcionadas para os negócios. O ideal é utilizar esse modelo, uma vez que ele disponibiliza mais funcionalidades e modelos de publicações.

Lembre-se de colocar as principais informações da sua empresa, pois elas são responsáveis por transmitir credibilidade ao cliente e conectar o negócio físico ao virtual. Veja os dados que não podem faltar:

  1. nome da companhia;
  2. avatar com a logo;
  3. proposta da empresa;
  4. link do site.

Ainda não sabe como criar a sua? Veja a imagem do nosso perfil no Instagram:

Imagem do perfil da Dotin ilustrando como criar um perfil para vender mais nas redes sociais.
Perfil da Dotin no Instagram

2. Faça um planejamento dos conteúdos

Quais são os temas que você gostaria de abordar na sua página? O que você sabe falar que vai interessar o seu potencial cliente? Essas são apenas algumas perguntas que vão orientar a sua produção de conteúdo nas redes sociais.

Faça uma pesquisa nas páginas dos seus concorrentes, analise o mercado, anote o que você sabe, o que já leu e pode contribuir com o seu consumidor. A intenção não é copiar o que os outros fazem, mas se inspirar neles para criar a sua própria identidade.

Seja autêntico, fiel às suas ideias e criativo. Crie uma lista de potenciais temas que podem ser tratados na sua página e programe a sua agenda semanal de publicações.

3. Valorize as imagens

Quem acessa as redes sociais valoriza (e muito!) as belas imagens. Isso significa que você só pode utilizar aquelas fotos prontas e produzidas dos bancos? Claro que não!

A verdade é que os usuários da web gostam de ver o dia a dia das marcas e acompanhar o que elas têm de novidade. Então, aproveite isso para produzir conteúdos originais e fotos da sua rotina. Capture reações espontâneas dos seus colaboradores, produza imagens exclusivas do seu negócio. Afinal, hoje em dia sempre existe um smartphone à mão com uma câmera, não é mesmo?

4. Engaje o seu público

Quer vender mais com as redes sociais? Primeiro você precisa gerar engajamento com a sua marca e ganhar a confiança do público. Desperte a curiosidade e o desejo do consumidor, mostre o que você tem a oferecer para ele e ajude-o de alguma maneira.

Como assim? Uma loja de roupas pode dar dicas de moda, fazer composições de looks para inspirar os clientes, compartilhar as novidades, entre outras situações. Aqui na agência nós gostamos de apresentar o nosso dia a dia e também mostramos os apps que auxiliam muitas pessoas e empresas na criação de materiais diferenciados para as mídias sociais. Outra forma de buscar engajamento é convidar as pessoas para participarem, colocando perguntas e comentários.

Imagem de uma enquete da Dotin no instagram, ilustrando que aumentam o engajamento e podem ajudar uma marca a vender mais.
Enquetes do Instagram ajudam no engajamento

Aqui na agência encontramos o nosso diferencial repassando assuntos que entendemos bastante e que auxiliam o nosso público. Ah, não esqueça de incluir hashtags (#) nos seus posts, pois elas contribuem para marcar o seu conteúdo no ambiente online.

5. Publique com frequência

A última dica e não menos importante: mantenha uma frequência nas suas publicações nas mídias sociais. Isso ajuda a gerar relevância para a sua página, contribui para atrair mais seguidores e, consequentemente, tem forte influência no resultado do seu negócio.

E aí, pronto para seguir as nossas dicas e vender mais nas redes sociais? Aproveite para compartilhar este conteúdo na sua página e nos ajude a espalhar conhecimento nesse mundo digital!