Como ser uma empreendedora de sucesso? Confira 5 dicas!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Empreender é um verdadeiro desafio que exige planejamento estratégico e perseverança. Muitas vezes, surgem dúvidas ao longo do caminho e dificuldades que podem fazer você querer largar tudo, mas é a persistência que vai torná-la uma empreendedora de sucesso.

Que tal se inspirar em alguns exemplos e nas boas práticas das mulheres que já estão satisfeitas com os seus resultados? Vamos lá!

Exemplos de empreendedoras de sucesso

Não são poucas as histórias de mulheres que se desafiaram a empreender e hoje já colhem os frutos do seu trabalho. Para ajudá-la a encontrar a inspiração que falta para você se arriscar ou se manter nessa empreitada, nós separamos algumas histórias:

Luiza Helena Trajano

Luiza Helena Trajano

Quem nunca ouviu falar da Magazine Luiza? Pois é, essa rede varejista só decolou quando Luiza Helena Trajano resolveu ajudar os seus tios em uma loja no interior de São Paulo. Ela assumiu a liderança do empreendimento na década de 1990, e hoje já tem mais de 700 estabelecimentos ao redor do país. Isso sem falar em toda a infraestrutura criada para a loja virtual.

Chieko Aoki

a empreededora de sucesso Chieko Aoki

Ela atua na área de hotelaria desde 1980 e conseguiu progredir em diferentes posições na carreira. Porém, depois de atuar na presidência de um hotel de luxo, ela resolveu investir em um negócio próprio. Em 1997, Chieko fundou a rede Blue Tree Hotels e já tem mais de 20 unidades no país.

Janete Vaz e Sandra Costa

Janete Vaz e Sandra Costa

Elas já eram amigas quando decidiram criar um negócio em conjunto. As bioquímicas trabalharam a credibilidade junto aos médicos e buscaram se aperfeiçoar em gestão de negócios para criar o Laboratório Sabin. A empresa iniciou com três profissionais e hoje já tem 2.000. Elas buscam encorajar seus colaboradores e mostram que é possível “tirar os sonhos da gaveta”.

5 dicas para se tornar uma empreendedora de sucesso

Ao acompanhar a história dessas mulheres, você já deve ter percebido que é preciso muita dedicação e perseverança para ter bons resultados em um negócio, certo? Nós também enfrentamos muitos desafios, mas procuramos nos concentrar nos objetivos para não desistir. Por isso, separamos algumas dicas para ajudá-la a persistir neste sonho empreendedor:

1. Evite a comparação

Olhar ao seu redor é muito importante para encontrar inspiração para desenvolver produtos ou direcionar sua estratégia. Porém, você não pode se prender aos que os outros fazem ao ponto de se comparar e pensar “eles têm resultado e eu não”.

Você é única e precisa, em primeiro lugar, acreditar que tem potencial para seguir adiante. Trace os seus objetivos, mantenha o foco e não fique o tempo todo se comparando aos outros.

2. Preste atenção às oportunidades

Você precisou utilizar um produto ou serviço, mas percebeu que ele não correspondeu às suas expectativas? Quem sabe essa não é a oportunidade que faltava para você abrir um negócio ou acrescentar um produto no seu portfólio?

Uma empreendedora de sucesso presta atenção no que está a sua volta e reconhece as oportunidades em seu caminho. É claro, muitas ideias precisam ser testadas antes de chegarem ao mercado, mas a observação é um passo importante em uma mente empreendedora.

3. Tenha persistência

É utopia pensar que a vida de um empreendedor é fácil. Muitas vezes, é preciso trabalhar aos finais de semana, acordar de madrugada para resolver um problema ou desenvolver uma estratégia para diferenciar o seu produto dos demais.

Por isso, é fundamental ter persistência e seguir comprometida com o seu sonho. Não deixe que os problemas ao longo do caminho façam você desistir de algo que planejou uma vida inteira.

4. Corra riscos

“O mundo está nas mãos daqueles que têm a coragem de sonhar e correr o risco de viver seus sonhos”. Sendo assim, corra riscos calculados, ou seja, conheça quais são os desafios a serem enfrentados, faça um planejamento e tenha responsabilidade para assumir suas escolhas.

5. Acompanhe os resultados

Fique sempre atenta aos resultados do seu trabalho. Lançou um produto no mercado? Monitore as vendas para identificar se ele foi bem aceito, se precisa mudar a sua estratégia de marketing ou retirá-lo de linha. Sem métricas claras não é possível reconhecer o que deve ser melhorado.

Dica extra: defina em sua mente o que é sucesso para você. Enquanto para alguns pode ser ter milhões na conta bancária, para outras pessoas isso significa trabalhar no que gosta, ser reconhecido por isso e ainda ter tempo para conviver em família. Então, não fique com “neuras” e siga na direção daquilo que você acredita, combinado?

E aí, o que achou das nossas dicas para se tornar uma empreendedora de sucesso? Gostou e quer ter mais inspiração? Fique ligada em nosso Instagram, sempre temos alguma ideia para compartilhar!